A gestão do conhecimento no sistema de ensino STEM/STEAM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: TEIXEIRA, Flávia Dantas de Azevedo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
UNICESUMAR
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9647
Resumo: Os termos STEM/STEAM apesar de acrônimos com preponderante peso, ainda não possuem muita adesão no arcabouço da Educação nacional. No entanto o mesmo não ocorre em nações que possuem forte política educacional em consonância com estratégias econômica-sociais. A Gestão do Conhecimento contribui para o melhor uso do conhecimento na inter e multidisciplinaridade do STEM/STEAM como valioso recurso na organização de ensino. Esse estudo visa como objetivo principal uma revisão da literatura em prol de colaborar com reflexões sobre a relevância da Educação STEM/STEAM e Maker e o quão possível torna-se no ambiente físico e virtual sendo mediada pela Gestão do conhecimento. Nesse trabalho, metodologicamente foi utilizado o modelo hipotético-dedutivo com coleta de dados através de uma revisão bibliográfica em um estudo exploratório teórico. Atuando para aperfeiçoar o acesso e uso de recursos, como um processo, bem como métodos eficientes e sistemáticos para gerenciar o conhecimento dentro da organização de ensino. Como resultados apontamos a partir da Gestão do Conhecimento adequações que podem ser feitas sob a perspectiva do Ba na alavancagem do conhecimento para o ensino e para a aprendizagem nos Sistemas de ensino STEM, STEAM e Maker. Constatou-se também a importância de se estabelecer um ambiente propício para criação e compartilhamento do conhecimento tanto físico quanto virtual e estratégias para explorar a interdisciplinaridade em atividades pedagógicas.