O palhaço em trânsito : entre a rua, hospitais e terreiro do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Nenevê, Marcelo Carvalhedo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38157
Resumo: O presente trabalho reúne três formatos de apresentação em palhaçaria, sendo eles as saídas de clown definidas por Luiz Otávio Burnier, as visitas hospitalares e o Teatro de terreiro do Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro em uma experiência de trânsito entre eles, tendo como ponto de encontro o enfoque nas relações estabelecidas com o público, parceiros de cena, objetos e ambiente. Partindo do foco nas relações proponho a criação em relação por meio do que Jaques Lecoq conceituou como estado de reação; a produção de zonas de brincadeira na intervenção de palhaços e palhaças; a atenção ao que falta ou à fome, como nomeia Dario Fo, em cada situação para estabelecimento de parcerias em jogos improvisados; a conexão com o público como suporte para a palhaçaria. Em cada um dos formatos mergulho em uma experiência de campo. Nas saídas de clown a circulação intitulada Invasões Bárbaras nas cidades de Brasília, Alexânia, Pirenópolis e Anápolis. Nas visitas hospitalares, o trabalho no Hospital Regional de Ceilândia e Hospital Regional de Samambaia pelo grupo de Circo e Teatro Sagrado Riso, tendo como contraponto o estudo do Clown Visitador de Ana Elvira Wuo. No Teatro de terreiro, a experiência como palhaço botando a figura do Palhaço no espetáculo Quarta Roda ou o Amor é Rio sem Margem do grupo de cultura popular de Brasília, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Sob o prisma da multiplicidade dos formatos encontro uma perspectiva de palhaçaria como inteireza, que ressoa com o trabalho de Sue Morrison e que conecta o emaranhado de relações que se movem com ele.