Rasga Coração: teatro e militância política em discussão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Castro, Iara Cássia de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Viçosa
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11677
Resumo: O diálogo entre o teatro e a política se fez presente em diferentes momentos na história do Brasil, principalmente nas décadas de 60 e 70. Neste período, uma das contribuições políticas e artísticas que pode ser ressaltada é a escrita da peça Rasga Coração (1974), de Oduvaldo Vianna Filho. Essa peça marca diretamente a trajetória do autor, por ser a última peça escrita antes de vir a falecer e por trazer ao palco reflexões sobre os conflitos de gerações entre pais e filhos, bem como de movimentos e disputas políticas organizadas, no Brasil, durante diferentes períodos históricos. A análise de Rasga Coração repercutiu quando estreada em 1979, após cinco anos de censura de seu texto, e ainda traz, atualmente, contribuições importantes para os sujeitos e movimentos sociais que visualizam no teatro um instrumento de enfrentamento das diferentes situações de desigualdade vivenciadas pelo povo brasileiro. Nesse sentido, a presente pesquisa procura, a partir da análise de Rasga Coração, amparada no diálogo com a história e a política, colaborar para um melhor entendimento de Vianinha enquanto um intelectual e artista de seu tempo, assim como discutir em que medida suas reflexões e práticas contribuem para a reflexão sobre a atuação política dos movimentos sociais, principalmente do Movimento Sem Terra e do Levante Popular da Juventude.