O Narrador: considerações sobre a obra de Alejandro Zambra (ou A busca por uma voz narrativa legítima nos romances Bonsái, La vida privada de los árboles e Formas de volver a casa)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Perez, Diego Cardoso
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Viçosa
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23951
Resumo: Ainda que por vezes descrito com excessos midiáticos, é inegável que o escritor chileno Alejandro Zambra surge, neste início de século XXI, como um fenômeno editorial da cena literária internacional. Autor de uma prosa leve com a qual desenvolve temas profundos como a Ditadura Militar chilena, o ofício do escritor e as novas relações interpessoais, Zambra se situa, não obstante, num contexto sócio-histórico que parece colocar em xeque o papel do narrador contemporâneo. Nesta crise da legitimidade artística, ressoada entre a crítica tradicionalista e os partidários da pós-modernidade, o escritor chileno parece não se identificar com nenhuma das vertentes teóricas vigentes para seu projeto literário de forma que passa a buscar a sua própria voz narrativa que encontra na produção teórica do crítico e filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940), em sua conjunção de paradoxos, um elemento central da constituição de sua prosa ficcional. Assim, formulada inicialmente como uma parodia do ensaio ”O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov” (1994) em Bonsái (2016), passando por conflituosa posição em La vida privada de los árboles (2016), e finalmente, adquirindo um profundo questionamento do papel e lugar do narrador Formas de volver a casa (2017), esta busca enlaça estes romances por uma mise-en-abyme que, consequentemente, cria entre elas um profundo ar de familiaridade. Relação esta que guia esta pesquisa.