A representação do espaço e dos modos de vida rural na música caipira e sertaneja ao longo do processo de modernização da sociedade brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Pinheiro, Flaviane de Oliveira Pires
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Viçosa
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27531
Resumo: Nesta pesquisa, objetivou-se analisar a forma como foram retratadas a representação de ‘campo’, como espaço físico e ‘rural’ enquanto modos de vida nas letras das músicas caipira e sertaneja, diante das transformações pelas quais a sociedade brasileira passou ao longo do seu processo de modernização. Buscou-se entender, historicamente, essas transformações onde o campo era visto apenas como agrícola, rural, e foi se modificando para um rural valorizado, espetacularizado e estilizado, numa sociedade urbano- industrial. Nessa perspectiva, esta dissertação foi estruturada em artigos, para alcançar os seguintes objetivos específicos: identificar nas letras das músicas caipiras e sertanejas, cantadas por Pena Branca e Xavantinho e Chitãozinho e Xororó, os temas cantados, entre o período dos anos de 1920 a 1960, em que o Brasil ainda era um país com população predominantemente rural, e no período compreendido entre os anos de 1970 até os dias atuais, quando o Brasil se tornou um país industrializado, urbanizado e interconectado pelos meios de comunicação e transporte; analisar as representações que os radialistas dos pequenos municípios que compõem a microrregião de Viçosa, possuem acerca do rural na música caipira e sertaneja e identificar dentre as músicas caipiras e sertanejas mencionadas por eles, os estilos de pensamento: conservador, tradicional ou progressista. Para atingir estes objetivos, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica que permitiu realizar uma revisão teórica sobre a representação de ‘campo’ e ‘rural’ e de música caipira e sertaneja, para a escolha da perspectiva trabalhada neste estudo. Também se utilizou a pesquisa documental, através das letras das músicas caipiras e sertanejas mencionadas acima, coleta de dados secundários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e entrevistas semiestruturadas com os radialistas da microrregião de Viçosa-MG. Os resultados da pesquisa mostraram que, embora houvesse conflitos e resistências, houve mudanças, rupturas na representação do ‘campo’ e do ‘rural’ nas letras das músicas caipiras e sertanejas, expressando estilos de pensamento conservador para a música sertaneja e o estilo de pensamento tradicional para a música caipira.