Absurdo, trágico e morte: um olhar caleidoscópico em O estrangeiro, de Albert Camus, e em O quarto fechado, de Lya Luft – Trouxeste a chave?
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Viçosa
Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://locus.ufv.br//handle/123456789/30803 https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2021.220 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar possíveis configurações das noções de absurdo, de trágico e de morte em O estrangeiro, do escritor franco-argelino Albert Camus, e em O quarto fechado, da autora brasileira Lya Luft, partindo do princípio de que os romances são herdeiros de uma tradição instaurada na Modernidade, a partir do século XIX, na qual o ser humano começa a experimentar uma fragmentação do eu, da subjetividade e da individualidade devido aos processos de industrialização cada vez mais acelerados e à exploração social e trabalhista. Procuramos demonstrar que os personagens, seres fragmentados e dilacerados, submetidos a experiências intimamente relacionadas a condições absurdas e trágicas, vivenciam diversas facetas desses elementos constitutivos a partir de um elemento comum: a consciência da inevitabilidade da morte. Dividido em quatro capítulos, o presente estudo busca situar os autores e os romances historicamente a fim de compreender como Albert Camus e Lya Luft seinserem em uma tradição de autores considerados sombrios e pessimistas, demonstrar algumasfacetas que o absurdo e o trágico podem apresentar, a depender dos contextos e normas sociais, literárias ou filosóficas às quais as noções estão submetidas, analisar os romances a partir do ponto de vista dos personagens, que experimentam frequentemente as condições absurdas e trágicas, e, além disso, precisam saber lidar com o fenômeno da morte em suas nuances físicase simbólicas. Percebemos que os personagens, de forma geral, procuram romper o ciclo viciosono qual se encontram, em uma luta constante entre Eros e Tânatos, vida e morte, objetivando encontrar soluções para a fragmentação do eu, para a condição absurda e trágica, para a morte e para uma vida plena e satisfatória. Palavras-chave: Absurdo. Trágico. Morte. Albert Camus. Lya Luft. |