Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Talin, Layla Christine Alves |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Viçosa
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6342
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Resumo: |
A atividade de prática musical inclui o ensino e o ensaio de música e requer dos usuários especial esforço auditivo. Os espaços para prática musical necessitam atender a requisitos de modo a garantir o adequado desempenho acústico. Para tanto, o projeto deve integrar soluções acústicas desde as decisões iniciais de seu processo, garantindo condições para a qualidade da atividade-fim e a minimização de custos com a execução. Essa postura projetual deve ser adotada tanto para novas edificações quanto para readequação de edificações existentes. Os requisitos para projeto de ambientes de prática musical são estabelecidos na literatura e usados para avaliação dos estudos de caso. Foram estudados os casos da Universidade de Música Popular Bituca, em Barbacena-MG, do Conservatório Estadual de Música Theodolindo José Soares, em Visconde do Rio Branco-MG e do Conservatório Municipal de Música Heitor Villa Lobos, em Barbacena-MG. Todos implantados em edifícios de valor histórico pré-existentes à atividade atual e passaram por obras de reforma. Os resultados mostram salas de prática musical com recorrentes inadequações quanto aos requisitos de demandas físico-espaciais, de níveis de pressão sonora durante a atividade, de níveis de ruídos incômodos e de atributos acústicos próprios da atividade musical. Destaca-se, dentre as conclusões, a demanda de mudança na abordagem dos projetos de adequação dos espaços para a finalidade de ensino e prática musical, especialmente quanto às soluções arquitetônico- construtivas dadas às partições internas e às superfícies das salas, devido à ineficácia verificada no desempenho desses componentes nas unidades analisadas. Ressalta-se a relevância da existência de ao menos um ambiente acusticamente adequado nas escolas de música para a formação dos indivíduos, do papel da administração das instituições no provimento de condições adequadas para a prática musical e da flexibilidade das soluções para a acústica dos ambientes de prática musical frente ao contexto do ensino de música e como tendência no cenário da arquitetura atual. |