Os “apoderados da memória”: os herdeiros da ditadura salazarista em Anatomia dos Mártires, de João Tordo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Oliveira, Ágata Cristina da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Viçosa
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11679
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal investigar as relações existentes entre Literatura, História e Memória no romance Anatomia dos Mártires (2011) de João Tordo. A obra, que resgata e discute a imagem de Catarina Eufémia, camponesa assassinada pela ditadura salazarista, exibe um Portugal pós Revolução dos Cravos e nos apresenta as novas tendências da literatura portuguesa cuja escrita se processa na post-modernidade. Com a finalidade de produzir esta dissertação cuja base é uma análise teórico-crítica, foram utilizados estudiosos como Aristóteles, Georg Lukács, Vítor Manuel de Aguiar e Silva, Theodor W. Adorno, Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Maurice Blanchot, Jonathan Culler e Nothrop Frye, para uma conceituação do gênero romance e uma análise acerca do seu desenvolvimento ao longo dos séculos. A fim de tratar da situação do romance português contemporâneo, foram utilizados teóricos como: Ana Paula Arnaut, Carlos Reis, Jacinto do Prado Coelho, Maria Alzira Seixo, Eduardo Lourenço e Miguel Real. As investigações acerca dos temas do mito e da memória, sobre os quais nos debruçaremos, bem como a contextualização histórica, foram baseadas nos estudos de Mircea Eliade, Roland Barthes, Walter Burkert, Pierre Brunel, José Mattoso, Maurice Halbwachs, Peter Burke, Paul Ricoeur, Henri Bergson, Lincoln Secco, Filipe Ribeiro de Meneses, José Gil, Pedro Prostes da Fonseca, entre outros. Depois de apresentadas as teorias sobre as quais será baseado o trabalho e da consideração dos elementos extrínsecos da obra, a dissertação conta com uma análise do romance que parte dos seus elementos formais aos elementos intrínsecos do texto.