Nós, os sons essenciais: as expressões musicais como materialização dos saberes culturais tradicionais do Vale do Mucuri

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Santos, Saulo Magno Firmo
Orientador(a): Silva, Vanessa Juliana da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UFVJM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/54883742-b1fe-495d-af78-d2e506ec5745
Resumo: A presente dissertação versa sobre os saberes tradicionais culturais dos povos indígenas e remanescentes quilombolas do Vale do Mucuri/MG e sua transmissão por intermédio da oralidade e musicalidade face à introdução de uma cultura de massa de cunho homogeneizante, própria do processo de ampliação e acesso a aparelhos midiáticos no modo capitalista de produção. Nessa perspectiva, propõe­ se demonstrar a relação entre a transmissão de saberes tradicionais indígenas e quilombolas e sua materialização por meio da oralidade e musicalidade no Vale do Mucuri, apesar dos efeitos oriundos da cultura de massa de cunho homogeneizante, própria do processo de ampliação do acesso a aparelhos midiáticos no modo capitalista de produção; identificar como o cancioneiro popular materializa e transmite saberes tradicionais, culturais como expressão do processo de formação cultural, social, econômica e política do Vale do Mucuri; investigar como as expressões musicais, pelo cancioneiro popular, mantêm­se vivas e transmitem os aspectos mítico­ religiosos, a relação com o trabalho, a terra e a propriedade, de comunidades indígenas e quilombolas do Vale do Mucuri e suas ressignificações nas realidades locais; verificar como a introdução da cultura de massas, pautada na sociedade de hiper consumo, provoca o arrefecimento dos saberes tradicionais culturais e sua transmissão pela oralidade e musicalidade. Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa foi guiada pela abordagem qualitativa, de cunho exploratório, descritivo e analítico. A dissertação foi organizada em três capítulos; sendo, o primeiro dedicado aos elementos culturais dos povos indígenas; o segundo destinado aos remanescentes quilombolas do Mucuri; o terceiro cuidou da análise acerca da transmissão dos saberes culturais indígenas e quilombolas por meio da oralidade e musicalidade nas produções do cancioneiro popular do Mucuri. Ao fim da lavra, restou demonstrado que, mesmo com o advento da indústria cultural e a ampliação dos meios de comunicação em massa, por meio da oralidade e musicalidade, há no cancioneiro popular do Mucuri e suas produções a concretização dos postos saberes.