Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Brasil, Carmen de Oliveira |
Orientador(a): |
Rückert, Gustavo Henrique |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
UFVJM
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Link de acesso: |
https://acervo.ufvjm.edu.br/items/b3f46f3e-fb6a-49fa-960c-30d9fadaeb72
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Resumo: |
As cantigas trovadorescas foram fundamentais na constituição da literatura ocidental. Suas formas ajudaram a lapidar muitas outras expressões líricas, principalmente na língua portuguesa. O movimento do trovadorismo deixou heranças nas estéticas barroca, romântica e moderna, e por isso inspirou e ainda inspira grandes autores da literatura em língua portuguesa. A exemplo, podemos citar a grande poetisa portuguesa Florbela Espanca, que por meio de seus poemas dialoga profundamente com os gêneros cantigas de amigo e de amor, porém lhes dando nova roupagem (XAVIER, 2015). Para identificar e registrar esse diálogo, iremos recorrer aos estudos da literatura comparada a fim de alcançarmos uma visão ampla a respeito do fenômeno da intertextualidade nestes textos, analisando a sua construção e consequências. Tal percurso se faz necessário para identificar como o discurso dos poemas de Florbela Espanca dialoga com a tradição trovadoresca galego-portuguesa. A partir desta perspectiva, pretende-se identificar na obra da poetisa que tipo de relações podem ser estabelecidas no complexo jogo do amor, levando-se em conta a materialização desse com outros elementos, tais como o erótico, o amoroso, o sensual e o divino. |