Os filigraneiros de Natividade, Tocantins: patrimônio imaterial, identidade e turismo
Ano de defesa: | 2019 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Tocantins
Porto Nacional |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11612/1155 |
Resumo: | A cidade de Natividade fica localizada no sudeste do Tocantins, sendo a primeira localidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Estado. Guarda nas suas ruas, praças e becos vestígios dos séculos XVIII e XIX. Um deles, e que codifica a cidade, considerada um patrimônio cultural imaterial por seus moradores é a secular fabricação de joias utilizando a técnica da filigrana, que consiste em curvar e trançar fios de ouro ou prata, formando grãos. No caminhar desta pesquisa, foi possível observar que a tradição de se confeccionar joias em ouro e prata na cidade, pelas mãos dos mestres-ourives locais acontece a várias gerações e permanece viva, sendo o modo de fazer repassado a aprendizes em três oficinas artesanais. Ao mergulharmos na investigação, descobriu-se que as joias mais antigas têm ligação com a cultura local, sobretudo o sentido religioso. Percebeu-se que as festas religiosas de Nossa Senhora da Natividade e do Divino Espírito Santo são as épocas do ano que os nativitanos mais se adornam. No que diz respeito ao turismo, ficou descortinada a tendência a visitação às ourivesarias por parte de visitantes que valorizam o turismo cultural. Tal fato mobiliza a economia da cidade e atrai dividendos. Embora gere recursos para o município e seja uma fonte de renda para várias famílias, as oficinas ainda necessitam de maior apoio e incentivo por parte dos poderes públicos. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho foi investigar como a as joias tradicionais e/ou filigranadas de Natividade marcam a relação da sociedade com o lugar, dinamizando as relações sociais e econômicas das pessoas.A pesquisa está inserida na perspectiva da geografia cultural e teve como principais conceitos abordados: patrimônio, identidade, turismo e o lugar. No que se refere à metodologia, a pesquisa foi realizada através da abordagem qualitativa bola de neve, ou seja, os entrevistados eram indicados pelos anteriores. Teve como principais técnicas utilizadas a pesquisa bibliográfica e de campo. Foram entrevistados no total 44 pessoas, entre ourives, ex-ourives, aprendizes, moradores e sujeitos ligados ao turismo local. Para análise dos dados utilizou-se fontes bibliográficas e orais. Fez-se uso também da pesquisa documental. Percebeu-se que passado e presente continuam entrelaçados como tênues fios que dão origem as peças em filigrana, e que essa manifestação artística, além de simbolizar, também fortalece o espaço em que está inserido. |