Escrita, plágio e autoria em produções acadêmicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: COSTA, Ana Luiza Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1129
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar aspectos da escrita que os graduandos em Letras de distintas universidades, situadas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, mobilizam para construir suas produções acadêmicas. Assim, o pressuposto é de que os processos de escrita têm passado por mudanças pela intervenção e facilidade das palavras alheias. Para tanto, investigamos de que modo o plágio e a autoria se fazem presentes nesses textos objetivando um saber sobre a escrita e constituição de sujeito autor. Especificamente, analisamos como se apresenta a relação com a voz do outro na construção de seus discursos e, ainda, tivemos como propósito averiguar de que maneira os indícios de autoria são apresentados nessas produções textuais. Interessou-nos também refletir como a produção de conhecimento tem sido uma prática relevante para a escrita na universidade contemporânea, muitas vezes interditada pelo recurso da cópia. Diante disso, analisamos como os graduandos apresentam seus posicionamentos frente ao ato de escrita e como se constituem em sujeitos críticos nesse cenário. De base qualitativa (ESTEBAN,2010) e indiciária (GINZBURG, 1989), o estudo trata acerca da complexidade do ato de escrever e ser detentor de suas palavras em um contexto de relação texto/discurso que exige criticidade dos graduandos. Tivemos como principal aporte teórico concepções de M. Bakhtin acerca dos conceitos de sujeito, autoria e interação verbal. Para compor as análises, temos como ponto de partida estudos acerca do universo da escrita acadêmica em Geraldi (1997), Barzotto (2013;2016), Krokoscz (2012), Fairchild (2016;2017) Berheim e Chauí (2008), Severino (2013) e Possenti (2009). A relação entre as teorias adotadas permite transitar entre as esferas discursivas a fim de compreender a relação entre sujeito e escrita no ensino superior. Como resultados tivemos dados expressivos, uma vez que o plágio tem sido uma forma de escrita e vem agregando mais espaço na universidade. Por sua vez, a prática interdita a produção do conhecimento e dificulta o desenvolvimento de uma voz própria dos graduandos. Ressaltamos ainda que a autoria deve ocorrer nesse ambiente acadêmico, uma vez que é o espaço para desenvolver a construção do ser autor e detentor posicionamentos críticos.