A Geografia em quadrinhos digitais: análise de uma prática educativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: SOUZA, Vinícius Arantes de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1260
Resumo: Este estudo tem por finalidade analisar os impactos da criação de quadrinhos digitais sobre o entendimento de questões socioespaciais, contempladas pelo currículo de Geografia da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Para a sua viabilização realizou-se uma investigação com enfoque qualitativo, abrangendo um grupo de 44 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do interior paulista. O referencial teórico adotado foi constituído por obras de Fantin (2016, 2012), Vergueiro (2014, 2009), Nogueira (2012), Bardin (2011), Prata-Linhares (2011), Moran (2007), Carvalho (2006), Junior (2004), Csikszentmihaly (1999), entre outras, relacionadas à educação, e contendo interface com o jornalismo e a psicologia. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, do planejamento/execução de aulas expositivo-dialogadas, da criação de conteúdos no universo online e da realização de uma entrevista coletiva. Nos momentos destinados a autoria, organizados em duplas, os sujeitos participantes foram desafiados a elaborar HQs relacionadas ao processo de globalização. A análise dos dados mostrou que além de promover a apropriação dos conteúdos curriculares, o protagonismo juvenil e a utilização das tecnologias digitais no ambiente escolar, a atividade proposta teve ampla aceitação por parte dos estudantes. Essas observações demonstram que no contexto em destaque, a criação dos quadrinhos digitais revelou-se uma prática pedagógica mais interativa e significativa, apontando para o potencial de ações educativas em que a questão da autoria intermediada por artefatos culturais digitais esteja presente.