Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Roberto da Silva [UNIFESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67318
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Resumo: |
Esta tese tem como objeto principal a ideia de universal sensível presente nos textos e desenhos sobre mecânica e máquinas nos Códices Madrid I e II de Leonardo da Vinci. A intenção desta tese é demonstrar que Leonardo é um artífice no âmbito da filosofia natural e que, assim, entende que a dinâmica de adquirir e demonstrar saberes tem um momento sensível, isto é, a filosofia natural de Leonardo produz algo para ser demonstrado para os olhos e não só para a mente. Para demonstrar isso nesta tese busca-se demonstrar também que a possibilidade das demonstrações sensíveis de Leonardo é, em parte, possibilitada por sua concepção mecânica da natureza ou, melhor, como a natureza não só pode ser descrita com referências mecânicas, mas ela mesma é mecânica. Para alcançar os objetivos desta tese, o texto que é apresentado tem três partes. A primeira apresenta definições e o contexto geral dos conceitos principais da tese no Renascimento numa perspectiva de época, isto é, buscando sempre utilizar os termos e significados de lá visto que esta é uma parte dedicada a história da filosofia. A segunda parte é dedicada ao entendimento de algumas noções de Leonardo nos seus Códices Madrid, principalmente a ideia de “leis da natureza” e seu tratamento mecânico. A terceira parte, por sua vez, trata especificamente da ideia de universal sensível e se configura como a parte especulativa desta tese. |