“Os Russos Estão Chegando": cinema e censura na Alemanha Oriental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: SANTOS, Monaliza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11600/62635
Resumo: A pesquisa busca discutir quais foram, como se definiram e se manifestaram os processos de censura cinematográfica na porção Leste da então dividida Alemanha, entre 1961 e 1972. Em geral a população desta região foi considerada pouco ativa politicamente quando comparada ao Ocidente e mesmo aos demais países do Leste europeu. Consequentemente, a República Democrática Alemã recebeu limitado protagonismo historiográfico quando se trata dos anos 60 e 1968 especificamente. O âmbito cultural deste mesmo período e, especificamente, o cinema produzido a partir dos estúdios DEFA, são esferas que nos ajudam a compreender os conflitos entre Estado, produção cultural e censura, contradizendo o discurso oficial de maior abertura e diálogo com a esfera artística. O principal objetivo é revisitar o tema através do contexto cultural e cinematográfico. Para este fim será utilizado enquanto fonte uma das produções cinematográficas censuradas: Die Russen Kommen (Os Russos Estão Chegando), dirigido por Heiner Carow em 1968. E também os filmes Karriere (Carreira), dirigido por Heiner Carow e estreado em 1971, e Ich War Neunzehn (Eu Tinha Dezenove), dirigido por Konrad Wolf e estreado em 1968.