Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Zanão, Camila Medina [UNIFESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61302
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Resumo: |
O presente trabalho tem como principal objetivo investigar a construção da história da música popular brasileira, excepcionalmente aquela que se originou no âmbito da chamada primeira geração de historiadores interessados no tema a partir da análise das crônicas derivadas da prática jornalística e memorialista do carioca nascido no início do século XIX, João Ferreira Gomes, mais conhecido como Jota Efegê. A análise da trajetória individual de Jota Efegê que compõe o aspecto biográfico desse trabalho possibilitará, junto à análise minuciosa de sua obra, compreender como o universo citadino e boêmio do Rio de Janeiro, o samba, os sambistas e o carnaval eram representados nesses seus escritos e como essas representações atuaram na construção dessa história da música popular brasileira que se constituía temporalmente e era constituída discursivamente nesse momento singular. Jota caminhava e observava a cidade e pode ser entendido como um flâneur e como um intelectual mediador . As posições que Jota Efegê defende em relação a música popular urbana que surgia e se transformava, ao mesmo tempo em que era modificada pelas políticas públicas, o crescimento da cidade e as transformações do carnaval, nos conduzem a uma discussão a respeito do conceito de música popular e da relação desta com a construção da identidade nacional brasileira durante as décadas de 70 e 80. |