#partiucinema: encontros da Sétima Arte com o ensino e as práticas da Geografia
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Geografia
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Departamento: |
Instituto de Agronomia
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13767 |
Resumo: | A presente pesquisa busca considerar os múltiplos desafios enfrentados pelos professores de Geografia, na abordagem dos conteúdos didáticos políticos-pedagógicos em sala de aula; assim como, as dificuldades apresentadas por estudantes quanto à compreensão dos temas trabalhados nesses espaços. Destacamos a Lei 13.006/14, que torna obrigatória a exibição de pelo menos 2 horas mensais de filmes nacionais em sala de aula. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo principal analisar o cinema para além de recurso didático que pode ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem de Geografia. E, mais especificamente, apresentar a historiografia do cinema e a sua influência educativa nos dias atuais; bem como, identificar as possibilidades dos filmes como método e metodologia crítica ao ensino-aprendizagem de Geografia; sua valorização no uso do cinema como ação político-pedagógica e de buscar destacar a formação dos professores em seu papel para com uma educação emancipadora entre as tecnologias, a arte nas obras cinematográficas e os conceitos e temas geográficos. Como suporte teórico-metodológico, a pesquisa se apoiou no referencial teórico de autores como: Napolitano (2013), Name (2008), Santos (2006), Libâneo (2009), Candau (1983) e Freire (1987). Buscando aprofundar a pesquisa, além da revisão de produções da área (cinema-Geografia), realizamos a seleção de dois livros didáticos de Geografia aprovados pelo MEC, são eles: Conexões - Estudo de Geografia Geral do Brasil (Terra, Araújo, Guimarães; 2013) e Ser protagonista: Geografia ( Moreirão; 2013), trabalhamos então analisando alguns filmes que se destacam nessas obras dentro dos capítulos que falam sobre o clima, sendo eles: O dia depois de amanhã (Roland Emmerich, EUA, 2004) e Twister (Jan de Bont, EUA, 1996). Também, pensando na Lei 13.006/14 trouxemos para debate uma sugestão de produção fílmica brasileira, o filme Para onde foram as andorinhas? (Mari Corrêa, Brasil, 2015). Os desafios do trabalho se propuseram no enfoque de conceder a sétima arte para além de um recurso didático, mas como um potencial político-pedagógico potente. |