Entre Cruz, entre Souza, entre versos: uma reflexão sobre o legado autoral de Cruz e Souza a partir de uma condição negra e branca
Ano de defesa: | 2015 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
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Departamento: |
Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13214 |
Resumo: | O presente trabalho busca pensar o legado de Cruz e Souza, a partir de sua obra poética, segundo os diferentes aspectos sócio-históricos que desenharam as condições em que Souza pode dar forma a sua autoria. Compreendemos que debater isto significa discutir a herança da colonização que se desdobra no racismo nascido em tempos passados e atualmente. As reflexões desenvolvidas neste trabalho têm como base teórico-metodológica as obras de Frantz Fanon e de Mikhail Bakhtin. Enquanto Fanon nos desenha os contornos do legado histórico do racismo a partir da experiência pós-colonial, Bakhtin nos fornece um poderoso aporte para pensar o papel da autoria como uma resposta ao outro, edificada através das condições socioculturais que cada sujeito se encontra. Pensando o contexto histórico pós-colonial brasileiro procuramos construir uma concepção de racismo com base nas condições negra e branca. Tais ideias são inspiradas na concepção de condição humana desenvolvida por Hanna Arendt. Para esta autora, a condição não marca um estado de ser, mas sim, um lugar onde nos encontramos. O racismo concebido como um construto histórico, o qual não corresponde à totalidade da experiência humana. Dessa forma, apontamos que tal recurso permite enxergar a construção sócio-histórica sem naturalizar sua estrutura ou mesmo adentrar em aspectos identitários. Para isto, aspectos pessoais da trajetória do autor deste trabalho são mencionados. Assume-se a primeira pessoa do singular em muitos momentos porque se busca compreender um movimento em que um autor de um diferente tempo encontra outra pessoa e que, por sua vez, tem sua festa de renovação a partir disto. O lugar de autor e de apreciador de poesia é colocado como fonte de dados para a pesquisa |