Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Nery, Isaac Bruno da Silva
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Orientador(a): |
Costa, Affonso Henrique Vieira da |
Banca de defesa: |
Costa, Affonso Henrique Vieira da,
Moraes, Francisco José dias de,
Pisetta, Écio Elvis |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
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Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13496
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Resumo: |
A proposta norteadora da presente dissertação é assinalar a relação entre os conceitos de ipseidade e fé no pensamento de Søren Kierkegaard. Pressupomos que a originalidade de um tipo existencial está em jogo, onde tal existente só pode se dar, de modo pleno, no modo de ser da fé. Kierkegaard pensa o ser humano como um eu/self existencial – uma estrutura relacional em devir. Sua identidade (identidade-ipse) é extraposta. O existente humano é este ser que tem sua possibilidade de ser enraizada em Deus. Ser humano é carente de si mesmo. Ele possui a divina tarefa de tornar-se pleno: conquistar sua ipseidade. Destarte, objetivamos assinalar que a temática da fé, pensada como movimento de articulação existencial, expõe-se como a instância ontológica que responde pela gênese de um sentido existencial onde o ser humano torna-se si mesmo. Concomitantemente, o eixo central da presente reflexão propõe evidenciar o modo como o indivíduo é pensado através da relação Eu-Deus-Outro. Isso porque, o filósofo concebe uma alteridade ética onde o outro é constitutivo do self, a partir de uma interpelação divina. |