Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Santos, Ricardo Yamashita |
Orientador(a): |
Costa, Marcos Antonio |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19386
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Resumo: |
O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar, em corpus literário, o modo como conceptualizamos as emoções, em especial, a raiva. Utilizando os pressupostos da chamada Teoria Cognitiva da Metáfora, apresentaremos um panorama geral acerca da cognição da metáfora sob a base da Linguística Cognitiva e, de uma maneira mais aprofundada, analisaremos a conceptualização metafórica da raiva. A proposta de mente corporificada, predominante nas ciências cognitivas atuais, é basilar para estudos envolvendo a simulação mental. Pesquisas recentes demonstram que a metáfora é resultado de processamentos cognitivos que envolvem nossa percepção sensório-motora aliada a experiências socioculturais. A capacidade de construirmos, via frequência, padrões para nossas experiências é determinante para a nossa linguagem, inclusive para as construções metafóricas. Tais construções são resultantes de processamentos cognitivos que envolvem a articulação entre esquemas imagéticos e frames. Os esquemas imagéticos advêm de nossa experiência sensório-motora, que relaciona os limites de nosso corpo aos limites de nosso entorno, e os frames, por sua vez, advêm de nossa capacidade de armazenarmos eventos socioculturais. A construção metafórica é fruto dessa relação constante entre corpo, mente e cultura, situando-nos em experiências corpóreas e culturais. Ao analisarmos cinco obras literárias nacionais, criamos um quadro analítico sobre como a raiva é compreendida, especificamente, na língua portuguesa. Os resultados são importantes para entendermos, através da linguagem, o quanto a cultura faz parte de nossa cognição, conjuntamente com os aspectos sensório-motores. |