A bateria no baião e no frevo: propostas de estudo a partir da performance do baterista Luizinho Duarte com o Grupo Marimbanda em quatro obras do álbum Tente Descobrir

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Sousa, Magno Altieri Chaves de
Orientador(a): Campos, Cleber da Silveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43751
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor estudos para os ritmos baião e frevo aplicados ao instrumento bateria, a partir da performance do músico Luiz Duarte do Nascimento, também conhecido no meio artístico como Luizinho Duarte. Para tanto, foram escolhidas e analisadas quatro músicas do álbum Tente Descobrir (2005), gravado pelo grupo Marimbanda. Após análise, foram traçados alguns caminhos a partir da performance do músico, sendo: uma breve trajetória histórica dos ritmos baião e frevo até a inserção da bateria nestes dois gêneros musicais. Nesse contexto, foram identificados trabalhos científicos em âmbito acadêmico sobre a performance de bateristas brasileiros em diálogo ainda com os materiais didáticos encontrados, os quais trazem os ritmos baião e frevo aplicados à bateria. Como resultado desta pesquisa, a partir dos elementos performáticos identificados nas peculiaridades de execução dos ritmos baião e frevo por Luizinho Duarte, são propostos cinco estudos para cada um desses gêneros musicais aplicados à bateria, além de padrões rítmicos para o instrumento.