Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Silva, Cibele Ribeiro da |
Orientador(a): |
Porpino, Karenine de Oliveira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20493
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Resumo: |
RESUMO: A presente dissertação tem objetivo como investigar a improvisação - tal como é realizada no contexto da Dança Contemporânea - como possibilidade de preparação corporal do artista cênico. Propõe realizar uma reflexão sobre o processo da preparação corporal proposto por mim através da observação dos procedimentos experimentados no Grupo de Pesquisa Corpo-devir, especialmente criado nessa pesquisa, que estudou e vivenciou a improvisação em dança e, ainda, apresentar relatos e reflexões dos participantes sobre sua experiência, com ênfase especial na possível contribuição para a formação dos artistas da cena. Justifica-se, assim, no ensejo de que o artista cênico usufrua dos conhecimentos trazidos pela prática da dança e se perceba sujeito criador da própria formação artística, e, ainda, que essa prática possa contribuir com perspectivas artístico-pedagógicas do corpo cênico, da cena e dos processos criativos nas artes cênicas. O trabalho tem abordagem qualitativa com tratamento descritivo das observações e está baseado em pesquisa bibliográfica, videográfica e somática dos procedimentos de improvisação em dança contemporânea. Os principais interlocutores teóricos dessa dissertação são Gilles Deleuze, Félix Guattari, Maurice Merleau-Ponty, Jorge Larossa, João Francisco Duarte Jr., Rudolf Laban e Klauss Vianna, sendo que os dois últimos e o coletivo Judson Dance Theater contribuem ainda, com as concepções metodológicas utilizadas nas oficinas. ABSTRACT: This master thesis aims to investigate the improvisation - as it is realized as the context of Contemporary Dance - as a possibility of body preparation of the scenic artist. It proposes to realize a reflection on the process of body preparation, proposed by me through the experiment procedures the observation with Grupo de Pesquisa Corpo-devir, specially formed in this research. This group studied and lived the improvisation in dance and also presented reports and reflections of the participants about their experience, giving special emphasis in the possible contribution for the formation of artists of the scene. In this way it is justified that the scenic artist enjoys the knowledge through the practice of the dance and realizes as being the creator of this own artistic formation. Also, the artist realizes that this practice may contribute with the artistic-pedagogic perspectives of the scenic group, of the scene and the creative processes in the scenic arts. The work has a qualitative approach, with descriptive treatment of observations, and it is based in bibliographical, video graphic and somatic of the improvisation procedures in contemporary dance. The main theoretical-practical interlocutors of this dissertation are Gilles Deleuze, Félix Guattari, Maurice Merleau-Ponty, Jorge Larrosa, João Francisco Duarte Jr., Rudolf Laban and Klauss Vianna, being the last two and the collective Judson Dance Theater, still contribute with methodological concepts used in the workshops. |