Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Aires, Samanta Ferreira |
Orientador(a): |
Madeira, Charles Andrye Galvão |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33122
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Resumo: |
Com o constante crescimento da indústria de jogos no Brasil e no mundo, os jogos digitais têm se mostrado como uma das tecnologias mais utilizadas, fazendo parte da rotina dos alunos. Os Jogos Educacionais Digitais, particularmente, já são considerados uma estratégia eficaz no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, muitos deles são considerados chatos, pois tem demasiado foco no contexto pedagógico, negligenciando o contexto emocional que os torna interessantes aos jogadores. Dessa forma, existe a necessidade de promover a qualidade dos jogos desde a sua concepção, alinhando o entretenimento com a educação. Diante dessa necessidade, se inserem os frameworks conceituais que auxiliam na concepção e desenvolvimento de jogos educacionais digitais. O framework PlayEduc se apresenta como um desses instrumentos, auxiliando designers, desenvolvedores e pesquisadores na concepção de jogos educacionais digitais que agregam elementos essenciais de entretenimento (design), jogabilidade (psicologia) e aprendizagem (pedagogia). Apesar disso, os resultados da aplicação do framework PlayEduc, em um estudo de caso, mostraram limitações no instrumento e em seu uso, não apresentando uma metodologia de aplicação. Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de realizar melhorias no PlayEduc e também conceber e avaliar uma metodologia para a sua aplicação, chamada PlayEduc XP. Esta, evolui o PlayEduc para auxiliar na construção do game design de jogos educacionais digitais. A metodologia é composta de um framework que apresenta os elementos essenciais para a concepção de jogos educacionais digitais, instrumentos para o seu uso e um guia com definição das etapas necessárias para a sua aplicação, tendo como base o Design Thinking para Educadores. A metodologia foi avaliada através de um curso de extensão, tendo como participantes professores do ensino básico e alunos de graduação de diferentes áreas de atuação. Os resultados obtidos são bastante positivos, demonstrando que a metodologia é de fácil compreensão, seus elementos são importantes no planejamento dos jogos, e as propostas de jogos desenvolvidas a partir dela se mostram mais aptas a atingir seus objetivos motivacionais e de aprendizagem. Assim, a metodologia PlayEduc XP se mostra bem adaptada para a concepção de jogos educacionais digitais, podendo ser usada por equipes de desenvolvimento para potencializar a experiência dos alunos. |