Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Souza, Alyson Matheus de Carvalho |
Orientador(a): |
Santos, Selan Rodrigues dos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19664
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Resumo: |
A percepção correta de distâncias é importante para a execução de diversas tarefas interativas, como navegação, seleção e manipulação. É sabido, no entanto, que, em geral, existe uma significativa compressão das distâncias percebidas em ambientes virtuais, principalmente quando há a utilização de Head-Mounted Displays - HMDs. Essa compressão de distâncias percebidas pode trazer à aplicação diversos problemas e até afetar negativamente a utilidade de aplicações que dependem desse julgamento correto. A comunidade científica, até o presente, não conseguiu determinar as causas do fenômeno da compressão da percepção de distância em ambientes virtuais. Por esse motivo, foi o objetivo desse trabalho buscar, através de experimentos com usuários, encontrar pistas sobre a influência do field-of-view - FoV - e dos métodos para estimativas de distâncias nessa compressão percebida. Para tal, foi feita uma comparação experimental entre o my3D e o HMD, utilizando 32 participantes, a fim de encontrar pistas sobre as causas da percepção comprimida. Os resultados indicaram que o my3D possui capacidades inferiores ao HMD, produzindo estimativas piores, em média, em ambos os métodos de estimativa testados. As causas apontadas para tal foram o estímulo incorreto da visão periférica, o FoV inferior e a menor imersão, segundo descrito pelos participantes do experimento |