Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Ilnicki, Karina de Sena Pegado |
Orientador(a): |
Petry, Arlete dos Santos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46964
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Resumo: |
A pesquisa trata de analisar a utilização de jogos digitais associados em seu conteúdo a objetos de conhecimento do Ensino Fundamental I como uma estratégia pedagógica de trabalho do professor, utilizando o aparelho celular como ferramenta e o aplicativo WhatsApp como meio de comunicação. Considerando a relevância de encontrar recursos mais acessíveis a todos, diminuindo a barreira social ao conhecimento e oportunizando acesso digital, esta pesquisa se centra no trabalho de ensino realizado remotamente com crianças entre dez e onze anos de idade, cursando o 5° ano do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa aplicada de base qualitativa, que utilizou a pesquisa bibliográfica e inspirou-se em características da pesquisa de campo, cuja questão norteadora foi a investigação da contribuição dos jogos à aprendizagem das crianças. Trabalhou-se quatro jogos digitais a partir de três critérios: (i) estar disponível gratuitamente, (ii) instalar no aparelho celular e (iii) o conteúdo do jogo se relacionar a objeto de conhecimento a ser trabalhado. Dentre os resultados da pesquisa encontram-se o forte engajamento dos estudantes durante a atividade de jogar, a participação ativa à aula pelo prévio conhecimento dos temas a partir dos jogos, bem como a percepção de estar aprendendo enquanto joga. |