Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Paiva, Kalina Alessandra Rodrigues de |
Orientador(a): |
Falleiros, Marcos Falchero |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28344
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Resumo: |
S. Bernardo dos Ventos Uivantes: um percurso marxista no calor da luta de classes propõe uma leitura ensaística e comparativa entre O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë, e S. Bernardo, de Graciliano Ramos. Costurada com a perspectiva marxista, a tese ressalta as formas de percepção filosóficas dos séculos XIX e XX, a mentalidade social e a ideologia de suas respectivas épocas, e seus reflexos estéticos no resultado literário. Para tanto, como objetivo geral, buscou estudar as formas literárias do romance nos referidos séculos, analisando o espaço social em que as obras foram gestadas, investigando contexto, relações de produção e estética como pontuadores das narrativas, observando de que forma a mentalidade social dessas épocas são condicionadas pelas relações sociais. Além disso, visou confrontar o tempo do enunciador e o tempo da enunciação como estratégias para o desdobramento das narrativas, sob a forma de memórias, apontando elementos estéticos como demarcadores das relações de poder, tanto refletidos na linguagem, quanto na estrutura dos romances, demonstrando, assim, o uso da memória como meio de captação de tempo e de espaço específicos e o modo como as relações de classe são experienciadas, legitimadas e perpetuadas. As escolhas metodológicas valeram-se de ampla pesquisa bibliográfica relativa ao tema, reportando-se a outras obras literárias como contraponto, recorrendo ao método materialista dialético-literário, sob o crivo do pensamento marxista como também de autores posteriores que se vincularam a Marx através de desdobramentos de suas teorizações. Como resultado, a título de contribuição acadêmica, apresenta uma visão sobre a propriedade privada como constituinte de identidades e propõe um conceito – de empoderamento narrativo – que se estende para qualquer obra literária que tenha sido produzida em contextos históricos nos quais há silenciamento de falas; nos quais há luta pela igualdade civil; ou nos quais se vive em regimes opostos ao Estado democrático de direito. Bosi, Eagleton, Konder, Marx, Engels, Federici, Löwy, entre outros, proporcionaram o embasamento deste trabalho. |