Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Luiz Gustavo Damasceno |
Orientador(a): |
Alves, Milton Thiago Schivani |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31685
|
Resumo: |
Os Mapas Conceituais (MCs) são ferramentas gráficas utilizadas para a organização e a representação do conhecimento. Essa ferramenta pode ser utilizada também como método avaliativo, auxiliando no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, o primeiro contato com os MCs por parte dos estudantes e corpo docente demanda maior atenção e tempo, especialmente para uma melhor capacitação no domínio da técnica de desenvolvimento dos mapas. Desse modo, foi desenvolvido um jogo didático enquanto produto educacional cuja funcionalidade pode facilitar a construção dos primeiros mapas, bem como auxiliar no desenvolvimento de práticas didáticas no ensino de Física e na avaliação da aprendizagem de conceitos científicos. A proposta inicial do produto educacional seria aplicar o jogo didático em 5 turmas de primeiras séries do ensino médio de uma escola estadual do Rio Grande do Norte. Contudo, devido a pandemia de Sars-CoV-2, as aulas presenciais no ensino estadual foram suspensas durante todo o ano de 2020. Por essa razão, focamos em uma aplicação piloto e no aprofundamento dos aspectos teóricos e metodológicos da dissertação e do produto educacional, bem como na análise autocrítica do trabalho. Percebemos que o jogo didático funcionou, de fato, como ferramenta para construção dos primeiros mapas conceituais, promoveu discussões entre os participantes, e resultou em um mapa conceitual com a estrutura esperada. Por fim, destacamos que a estrutura física, design e temática do jogo de cartas desenvolvido enquanto produto educacional se mostrou altamente versátil, podendo ser aplicado em diferentes disciplinas escolares e na abordagem de uma vasta gama de conteúdos curriculares. |