O desenvolvimento da oralidade em língua inglesa através de Role-playing games

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Claudinere Araújo da
Orientador(a): Canan, Ana Graça
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45578
Resumo: As experiências como professor de inglês e estudos acerca da prática da oralidade em língua inglesa (doravante LI) nos levam a perceber como o ensino comunicativo no Brasil ainda possui dificuldades em sua implantação. Pensando em como poderíamos promover a oralidade na aula de inglês, este trabalho de pesquisa propõe três jogos de Role-playing Game (RPG) para fomentar a prática da oralidade nessa língua, bem como desenvolver competências relacionadas. A fim de cumprir com esses objetivos, aprimoramos três jogos de RPG que vinham sendo usados na nossa sala de aula e para dar suporte teórico a esta pesquisa, nos baseamos em elementos constituintes da Competência Interacional (CELCEMURCIA, 2007) e Fala em uma Segunda Língua (GOH e BURNS, 2012; BURNS, 2013). Esses estudos possibilitam, dentro de um Método Ativo de ensino (SCHANK, 1995; WELTMAN, 2007) como é o RPG, produzir um feedback que auxilia o acompanhamento do aprendizado e o desenvolvimento da oralidade no decorrer da pesquisa. Além disso, através da reflexão sobre leituras vinculadas ao uso de RPGs na educação e ao design de jogos (JÄRVINEN, 2008; KAPP, 2012), conseguimos aprimorar os três jogos citados para alcançar os objetivos desta pesquisa. O nosso arcabouço teórico é baseado em estudos que defendem o uso de RPGs na educação (FAIRCHILD, 2004; VASQUES, 2008; FLOYD D. e PORTNOW 2008) e no ensino de LI (LUIZ, 2011; LEFFA, BOHN, DAMASCENO e MARZARI, 2012). Esperamos que ao aplicar em aula a nossa proposta de uso de nossos três jogos de RPGs, usando os aspectos relacionados a oralidade disponíveis em nosso arcabouço teórico metodológico, possamos estimular o aluno a desenvolver sua oralidade em LI, bem como incentivar a aplicação de metodologias de base comunicativa no ensino de línguas, contribuindo com estudos acerca desses dois temas.