Aspectos e sugestões interpretativas em 3 obras para trombone solista do maestro Duda: Duas Danças, Fantasia para Trompete e Trombone, e Suíte Monette

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Lima, Marlon Barros de
Orientador(a): Farias, Ranilson Bezerra de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24614
Resumo: O presente Trabalho aborda questões interpretativas a respeito de 3 obras para trombone solista do Maestro Duda, com o objetivo de sugerir subsídios que auxiliem no desenvolvimento dos procedimentos de preparação e execução das peças. As obras aqui estudadas são: Duas Danças (Gizelle e Marquinhos no Frevo), Fantasia para Trompete e Trombone, e Suíte Monette. Dentre as principais características dos trabalhos composicionais do Maestro Duda, podemos destacar a utilização de gêneros musicais da cultura brasileira, porém, poucos são os trabalhos acadêmicos que abordam questões sobre a interpretação deste tipo de música. Este fato foi o que nos impulsionou a realizar uma investigação buscando evidenciar os principais aspectos interpretativos dos gêneros utilizados pelo Maestro Duda. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com o compositor, objetivando compreender sobre as diversas questões referentes às Obras e sua carreira musical. Desta forma, o trabalho encontra-se divido em 3 partes: a primeira, contém informações sobre a carreira musical do compositor, produção artística e atualização do catálogo de composições para formações de instrumentos de metais; a segunda, aborda, de um modo geral, questões a respeito da interpretação; e a terceira parte, trata dos gêneros musicais utilizados pelo compositor além de conter sugestões interpretativas para o trombonista nas Obras estudadas.