Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Carmo, Marcelo Augusto Leite Cortez do |
Orientador(a): |
Feitor, Carlos David Cequeira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31780
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Resumo: |
Utilizar-se de ferramentas para ajudar os participantes de determinada atividade a estarem mais engajados é uma realidade que já é experimentada por entidades privadas e do terceiro setor, seja como estímulo para consumo ou mesmo para angariar melhores desempenhos nos seus quadros de funcionários ou estudantes. A gamificação destaca-se entre as ferramentas utilizadas por envolver os participantes em uma atmosfera lúdica tornando o processo, quando bem implantado, mais agradável para seus participantes. Esse trabalho tem como objetivo principal elaborar um Projeto de Design de um sistema de gamificação para a incubadora de empresas Inova Metrópole, visando maior engajamento dos participantes do sistema. O estudo foi composto por uma pesquisa descritiva e uma análise de conteúdo bibliográfico. Para o primeiro item foi feito um levantamento através de questionário aplicado aos participantes do sistema de incubação, a fim de conhecer melhor o público que utilizará a ferramenta, e para o segundo, uma pesquisa na literatura existente. Ademais, foi realizada uma entrevista com as gestoras da Incubadora para o levantamento de requisitos do produto final. Os dados obtidos nos três levantamentos apresentados foram utilizados como insumos para a proposição de um jogo que possui elementos voltados a instigar seus participantes através do acompanhamento de seu próprio desempenho no programa, assim como através da comparação entre o seu desempenho e o dos demais participantes. Permitindo inclusive a interação entre os jogadores, tanto através de colaboração quanto de competição. O jogo também fornecerá dados sobre a participação dentro do programa da incubadora, o que auxiliará a equipe gestora na tomada de decisões. |