Revista Mundo Estranho: capa e ressonância dialógica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Holanda, Maria Fabiana Medeiros de
Orientador(a): Alves, Maria da Penha Casado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23772
Resumo: Estudiosos das mais diversas áreas, não apenas da Linguística Aplicada, têm concentrado esforços no sentido de elucidar e de ampliar as discussões sobre os gêneros discursivos, especialmente os de natureza verbo-visual como é o caso da capa de revista. Esta pesquisa tem como objetivo geral, sob a perspectiva do Círculo de Bakhtin, analisar as capas da revista Mundo Estranho como enunciado concreto, a fim de perceber as relações dialógicas entre a dimensão verbal e a visual. Por questões teórico-metodológicas, a análise incide sobre quatro capas referentes aos meses de outubro (2015), março (2016), junho (2016) e fevereiro (2017) para compor a geração dos dados. A abordagem desta pesquisa é de base qualitativo-interpretativista, uma vez que enfoca questões particulares da realidade social que não podem ser quantificadas, pois criam um universo de possibilidades, de aspirações, de valores e de atitudes. Por isso, analisa a forma como se estabelecem as relações verbo-visuais na constituição do enunciado, a saber: imagem, diagramação, manchetes, cores, título e resumo principal da matéria, bem como motivações ideológicas da empresa em relação aos fatos anunciados que são de fundamental importância para compreender as relações dialógico-valorativas que, conforme a fundamentação teórica assumida na pesquisa, atravessam todo e qualquer projeto de dizer. Como aporte teórico, utiliza conceitos inter-relacionados, tais como: signo ideológico, enunciado concreto, gêneros discursivos, carnavalização e relações dialógicas por meio das concepções advindas do Círculo de Bakhtin, bem como de seus divulgadores como Brait (2014) e Faraco (2009). Esta pesquisa não promove um fim, mas outras possibilidades de análise da linguagem verbo-visual. Os resultados apontam que o sentido, nesse gênero, tem sua construção na relação dialógica entre a dimensão verbal e visual, cabendo ao leitor recuperar o fio discursivo que os une.