Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
Bartoloni, Carmo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/1884/26154
|
Resumo: |
Resumo: Esta dissertação tem como tema o estudo de propostas de ensino de percussão baseadas em instrumentos e ritmos brasileiros. O objetivo geral foi realizar uma análise descritiva de três métodos/propostas sobre os ritmos e instrumentos de origem étnicos brasileiros, buscando destacar os principais pontos de cada obra sob a ótica do uso didático, bem como trazer algumas reflexões sobre a questão do ensino de ritmos brasileiros na formação dos cursos superiores de percussão no Brasil. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo e as obras abordadas foram alguns métodos/propostas sobre os ritmos e instrumentos de origem étnicos amplamente utilizados no Brasil – “Ritmos Brasileiros e Seus Instrumentos de Percussão” de Edgard Nunes Rocca, “Percussão Brasileira - ritmos e instrumentos do Brasil” de Armando Tibério Junior, Fernando Carlos Marconi e Luiz Roberto C. Sampaio e “Percussión Brasileña – Instrumentos Básicos y Divertimentos” de Fernando Carlos Marconi (“Percussão Brasileira – Instrumentos Básicos e Divertimentos” de Fernando Carlos Marconi – sem tradução para o português). Espera-se com este estudo contribuir com o ensino da percussão no Brasil, trazendo perspectivas para professores e alunos sobre o universo da percussão étnica brasileira. |