Bachianas brasileiras n,4, de Heitor Villa-Lobos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Manfrinato, Ana Carolina
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1884/30235
Resumo: Resumo: Com esta pesquisa, através de elementos musicais relevantes que possam ser comparados entre si, tem-se a intenção de exemplificar as referências que Heitor Villa-Lobos faz à música de Johann Sebastian Bach e à música brasileira nos quatro movimentos que compõem a Bachianas Brasileiras n.4. Tais referências, por sua vez, são interpretadas como intertextualidades utilizadas por Villa-Lobos na composição dessa obra. Logo, essas intertextualidades são classificadas e discutidas sob a ótica de categorias intertextuais atreladas a estudos tradicionais de análise musical; porque, de acordo com Salles (2009, p.245), "a abordagem analítica tradicional, baseada no conceito de lógica formal clássica, pouca utilidade terá não só para a música de Villa-Lobos, como para grande parte da música do início do século XX." Desta maneira, o uso da análise musical ligada a intertextualidade é a ferramenta analítica utilizada para suprimir a necessidade de se ter argumentos concretos e uma classificação sólida a respeito dos elementos e estruturas musicais observados, ou seja, a pesquisa se realiza por meio de uma análise musical intertextual. Além disso, neste trabalho, busca-se compreender o ambiente histórico e social em que Villa-Lobos estava inserido ao compor esta obra e como tal ambiente pode tê-lo influenciado. Desta forma, o objetivo que se tem com o presente trabalho é demonstrar as citações, alusões e estilizações feitas à obra de J. S. Bach, a estética barroca e a música popular do Brasil do início do século XX presentes na Bachianas Brasileiras n.4, de Heitor Villa-Lobos.