Metodologia para a construção do léxico de gestos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Silva, Lucineide Rodrigues da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1884/34788
Resumo: Resumo: A pesquisa descrita neste trabalho destina-se a criação de uma interface de gestos para um museu virtual 3D desenvolvido por um grupo de pesquisa em Processamento de Imagem. A fim de assegurar a adequabilidade dos resultados no tocantes à Interação Humano Computador e, em particular ao caráter genuinamente natural do vocabulário a ser proposto, o grupo se juntou a um grupo Interação Humano Computador que trabalhou durante sete anos com foco na inclusão social e no desenvolvimento de comunidades surdas. Neste contexto , a pesquisa investigou o estado da arte na pesquisa sobre interação natural e criação de vocabulário de gestos em literatura relacionada e propôs o estudo de caso em uma escola bilíngue (Língua Brasileira de Sinais e escrita Português) para crianças surdas. O trabalho relata os resultados de alguns trabalhos especialmente relevantes da literatura e descreve o processo de desenvolvimento e validação do vocabulário de gestos. Como principais contribuições da pesquisa, a adição de um estado anterior - a observação de potenciais usuários interagindo com o cenário físico que motiva usos virtuais inovadores - para o processo de um conhecido autor e a exemplificação de uma forma alternativa de trazer potenciais usuários para o fase de definir os gestos certos para o vocabulário. Finalmente, são estabelecidas as limitações dos resultados e propostas futuras pesquisas.