Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Giacomolli, Dóris Helena Soares da Silva |
Orientador(a): |
Silva, Daniele Gallindo Gonçalves |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Letras
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Departamento: |
Centro de Letras e Comunicação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2729
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Resumo: |
A presente dissertação é um diálogo com os estudos e pesquisas que se preocupam com as construções de gênero, essencialmente norteado pelas pesquisas de Raewyn Connell acerca das masculinidades, focando em seu conceito de masculinidade hegemônica. Sendo assim, nosso objetivo geral é analisar como as masculinidades vão sendo produzidas a partir do personagem Rodrigo Cambará de Um Certo Capitão Rodrigo, de Erico Verissimo. Mais especificamente, observaremos como são as relações que este estabelece com outros personagens tanto os femininos quanto os masculinos, principalmente no que se refere aos aspectos da representação corporal, e de como a construção generificada deste personagem engloba questões vinculadas ao imaginário da guerra. A construção do personagem, calcada nessas relações de gênero, levam-no a se deslocar do campo da masculinidade hegemônica para o da masculinidade mitificada, baseando-se na correlação com o mito do centauro. |