Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Soares, Renan |
Orientador(a): |
Sacco, Helene Gomes |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
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Departamento: |
Centro de Artes
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9474
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Resumo: |
Abordo no decorrer desta escrita meu processo de produção e pensamento que perpassam um entendimento de como as possíveis articulações entre a escultura, o corpo e a sombra me permitem discutir tensões micropolíticas na minha produção em arte visuais. Apresento dois conjuntos de trabalhos, um primeiro que contextualiza o que compreendo como um teatro de sombras, que me permite propor determinadas discussões pelo uso e articulação de sombras no trabalho, e compõem também um percurso que desemboca na produção mais atual. E outro conjunto trata de esculturas performadas por corpos negros, que tangenciam noções sobre como o corpo negro é percebido no contexto social, circunstancialmente em função do racismo estrutural que coloca em voga noções sobre visibilidade. Os trabalhos abordados bem como as relações que estabeleço entre a produção de outros artistas, como Regina Silveira, William Kentridge, Thiago Sant’ana e Renata Felinto e teóricos como, Roberto Casati (2001), Victor Stoichita (1999), José Euzébio Assumpção (2013) e Franz Fanon (2018), propõem imagens que vão em direção ao binômio luz e sombra trazendo discussões distintas que perpassam tanto aspectos formais quanto conceituais da produção em arte contemporânea. |