Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Castilho, Maureen Silveira Mantovani de |
Orientador(a): |
Meira, Mirela Ribeiro |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
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Departamento: |
Centro de Artes
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2877
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Resumo: |
Este trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado realizada de maio a novembro de 2013, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais- PPGAV, Mestrado, da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS. A investigação se insere no campo da Educação Estética, discutindo o lugar do corpo nos processos pedagógicos e caminhos metodológicos capazes de localizá-lo contemporaneamente no contexto de teatro com crianças com idades entre cinco e dez anos, em um espaço de Ensino não Formal, chamada Arteiros, em Pelotas. Problematiza-o no âmbito da Educação Estética, investigando que experimentações corporais podem ser desenvolvidas para que as aulas de teatro sejam espaços de conhecimento mais integral, buscando desenvolver a sensibilidade da criança nas atividades artísticas, no brincar, nas relações com o outro e com o espaço, objetivando desenvolver, no corpo, a qualificação nas expressões teatrais e nas relações de grupo. A pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação, tendo como método a escuta sensível de René Barbier aliada à proposição de uma metodologia autoral por mim denominada de “Metodologia do Pentagrama” para, através de jogos performáticos, “testar” o corpo em um ambiente especialmente construído para investigação da integralidade entre sentir, pensar e agir, apoiada em aportes teóricos e reflexões acerca do tema, desenvolvido em quinze encontros, com cerca de dez crianças em cada, referentes aos sentidos do corpo. Os instrumentos eleitos para sua consecução foram diário de campo, registro imagético das atividades realizadas com as crianças e diário de “corpo”, registros realizados pelas crianças em várias linguagens. Espera-se desta pesquisa investigar as contribuições de uma proposta de Educação Estética no Ensino de Teatro com foco nas experimentações sensoriais onde o ensino do Teatro esteja pautado na experiência com o corpo, do corpo e para o corpo, de modo que a criança possa descobrir-se, explorar-se e constituir-se como Criança-Corpo No Palco Do Mundo. |