Uma linguagem visual e metodologias para resolução de problemas fundamentadas no pensamento computacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Bordini, Adriana
Orientador(a): Cavalheiro, Simone André da Costa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Computação
Departamento: Centro de Desenvolvimento Tecnológico
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6657
Resumo: As linguagens que cercam os estudantes fora da escola, no dia a dia, por meio da TV, dos vídeos, das animações, dos jogos, dos aplicativos e dos dispositivos móveis, são muitas vezes visuais e multimídias, trazendo textos, imagens, sons, vídeos, emojis e animações. Além disso, as tecnologias inseridas em nossa vida cotidiana mudam as formas de pensar e de resolver problemas. Consequentemente essas mudanças também alteram as habilidades necessárias para a educação do século XXI. Diversos autores concordam que muitas dessas habilidades podem ser desenvolvidas por meio do Pensamento Computacional (PC). Jeannette Wing descreveu o PC como um processo de resolução de problemas, fundamentado na Ciência da Computação, capaz de promover as competências de abstração, decomposição, automação, análise, entre outras, e que podem ser aplicadas em qualquer área do conhecimento. Muitos trabalhos estão sendo feitos na área, e muitos propõem a resolução de problemas por meio da programação. Embora este método tenha se mostrado eficaz para o desenvolvimento de muitas das competências do PC, ele exige que a solução dos problemas seja dada, em geral, em um nível baixo de abstração. Muitas vezes o foco acaba sendo dado mais na descrição sintática e na aprendizagem de comandos da linguagem do que nas estratégias para a resolução dos problemas. O objetivo deste trabalho é propor uma linguagem de especificação visual com um alto nível de abstração e um conjunto de metodologias que se fundamentam nas técnicas propostas pelo PC, como refinamento, decomposição, composição, abstração e generalização, permitindo que essas estratégias de resolução de problemas possam ser aplicadas em vários níveis de ensino e em diversas áreas do conhecimento. Por fim, estudos de caso foram realizados para avaliar a linguagem e as metodologias. Em um dos estudos foi apresentado um problema para ser resolvido com a linguagem visual proposta e com a linguagem natural. O estudo mostrou que os alunos que utilizaram a linguagem visual para resolver o problema, chegaram a uma solução com um nível maior de detalhamento e exatidão.