Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Neves, Marcus Freitas |
Orientador(a): |
Zamperetti, Maristani Polidori |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
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Departamento: |
Faculdade de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5604
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Resumo: |
Este trabalho busca, nas técnicas e processos inerentes ao processo criativo publicitário, contribuições aplicáveis na roteirização e planejamento de videoaulas para educação a distância online, a partir da premissa/tese de que esses processos advindos da propaganda qualificam a roteirização das videoaulas. As contribuições da publicidade foram obtidas através de pesquisa teórica e empírica. Primeiramente foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica perpassando temas e subtemas relacionados ao conhecimento do campo de estudo, embasando a criação de pontos se intersecção entre as áreas da criação publicitária, da roteirização de videoaulas e da experiência do autor enquanto profissional de ambas, buscando esse conhecimento em autores como Barreto (2004), Burtenshaw (2011), Waiteman (2006), Bertomeu (2010, 2010b), na área da publicidade, e Filatro & Cairo (2015), Koumi (2006), O’Donoghue (2014), e Moussiades et al. (2017) no campo da roteirização de videoaulas. Já com algumas intersecções em mente, foram realizadas entrevistas com outros profissionais da área da criação publicitária com experiência em planejamento de videoaulas, buscando qualquer conhecimento da prática que pudesse ter passado despercebido na pesquisa bibliográfica, com o intuito de criar novas interfaces e corroborar ou contradizer os preceitos advindos da pesquisa bibliográfica. A lista de temáticas de confluência, de contribuições do processo criativo tipicamente publicitário ao processo criativo de videoaulas para EaD, resultado deste trabalho, é bastante vasta, e destacam-se alguns pontos como: a adaptação da clássica dupla de criação, formada por redator e diretor de arte na propaganda, ao âmbito da EaD, com a formação designer educacional e professor conteudista; o entendimento da criação e da criatividade como ferramentas de trabalho; a cultura da busca de referências, constante e cotidiana; a criação de roteiros a partir de associações de palavras e ideias, incluindo o processo de brainstorming; o uso de documentos norteadores prévios, como o briefing de criação e o modelo brief-pitch (do inglês, breve-afinação), trazido aqui como sugestão; a preocupação com o público-alvo, buscando-se compreender melhor quem está do outro lado, ou seja, o estudante, podendo-se fazer uso de instrumentos baseados nas pesquisas de mercado da propaganda para identificá-lo; a apreensão da atenção do espectador, utilizando-se estratégias narrativas e recursos audiovisuais atrativos, como o uso de humor e vídeos curtos, fragmentados como uma campanha publicitária; e, finalmente, a roteirização com escrita visual e com linguagem não técnica. |