Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Santos, Magda Gisela Cruz dos |
Orientador(a): |
Paludo, Conceição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
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Departamento: |
Faculdade de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3197
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Resumo: |
A educação integral, quando vinculada à perspectiva da formação onilateral, é uma das categorias centrais das propostas de educação que têm por horizonte a emancipação humana. Recentemente a categoria de educação integral vem sendo incorporada às políticas educacionais através do Programa Mais Educação. A pesquisa investigou as contradições presentes na concepção de educação integral difundida pelo referido Programa tendo como perspectiva de análise a categoria de formação onilateral. Com base teórico-metodológica no materialismo histórico dialético, a pesquisa realizada, a partir de um estudo de caso, em uma escola municipal de Pelotas, analisou criticamente a concepção de educação integral difundida pelos documentos do Programa e apresentada nas falas e práticas dos profissionais envolvidos com o mesmo no contexto investigado. Como principais resultados observou-se que a educação integral proposta pelo Mais Educação difere fundamentalmente da concepção de educação integral na perspectiva da formação onilateral por vincular-se ao projeto de reorganização do padrão de acumulação do capital, constituindo-se como um espaço de construção de consenso em torno do projeto de sociedade vigente. Entretanto, a retomada desse tema nas escolas públicas pode constituir-se também como um espaço de disputa, resistência e construção de outra hegemonia, desde que a proposta de educação integral seja reelaborada e vinculada com a perspectiva da formação onilateral e da emancipação social. |