Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Almeida, Alex Sander Silveira de |
Orientador(a): |
Jesus, Thiago Silva de Amorim |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
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Departamento: |
Centro de Artes
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5500
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Resumo: |
Este trabalho volta-se para o estudo de questões referentes à autoria em arte e dança na contemporaneidade. A proposta busca analisar as configurações deste tema na constituição e caracterização do artista da dança bem como refletir sobre a condição de autoria e os aspectos diferenciais desenvolvidos por cada artista. Esta temática objetiva discutir o pensamento que tange o processo de autoria presente no fenômeno da criação. Neste sentido, as contribuições oferecidas pela contemporaneidade compreendidas no campo da arte suscitam modos de entender a experiência estética como foco de atuação artística. A hipótese surge onde são desenvolvidos procedimentos criativos nas linguagens artísticas que possuem características próprias. A metodologia cartográfica dá suporte a esta investigação e propõe estratégias que se aproximam do mapeamento e análise dos fazeres artísticos realizados por autores da contemporaneidade. Nas experiências estéticas da atualidade inúmeros são os atravessamentos trazidos por elementos aprendidos antes e depois do contato com a obra criada. Tendo por base o autor e seus métodos e os resultados de interfaces criativas cujas interferências com a contemporaneidade geram espaços e metodologias diversificadas. O campo de investigação é a linguagem da dança e as estratégias de criação que constituem esta área do conhecimento. Entrecruzando referenciais em arte e perspectivas teóricas que auxiliam a refletir sobre as estratégias existentes em cada processo de criação e as relações que compreendem cada obra, artista e público são alguns dos resultados aqui discutidos. Com referências teóricas que auxiliam na compreensão dos diversos papéis da autoria em arte bem como dos aspectos e elementos presentes nos processos de criação constituídos por autores contemporâneos, a investigação aqui expressa se pauta na importância da obra de arte enquanto fator determinante de autoria. Para isso, as referências utilizadas abrangem teóricos que perpassam os campos da Filosofia, da Estética e da Arte no sentido de oferecer subsídios para a compreensão dos diversos papéis existentes neste processo. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais. O trabalho pertence à Linha de Pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano e está vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte e à Bolsa de Estudos da CAPES. |