Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Piegas, Biolange Oliveira |
Orientador(a): |
Wittke, Cleide Inês |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Letras
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Departamento: |
Centro de Letras e Comunicação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4035
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Resumo: |
A produção de resumos é uma estratégia didática bastante solicitada no meio acadêmico e observa-se que muitos estudantes apresentam dificuldades na construção desse gênero textual. Para Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2008), saber resumir é uma tarefa que requer reflexão sobre o texto original, o que exige articulação entre as ideias abordadas, para identificar e selecionar as informações relevantes, buscando manter a essência do conteúdo expresso no texto-fonte. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre as dificuldades encontradas na produção de resumos, a partir de textos elaborados por licenciandos de um Curso de Letras/Espanhol a distância, solicitados em uma das disciplinas de Produção de Leitura e Escrita de Língua Portuguesa. Nesse contexto, fizemos um recorte, selecionando dezoito dos textos que constituem o arquivo de nossa pesquisa. A abordagem metodológica centra-se no texto como um todo, na busca de marcas textuais, linguísticas e discursivas que caracterizam o gênero resumo. Fundamentamos nossa investigação na perspectiva discursiva bakhtiniana (1997) e na releitura sociodiscursiva que Bronckart (2012) faz dos estudos desse autor. Também consideramos o caráter dialógico dos resumos, uma vez que o aluno-autor realiza uma conversa com o texto-base, produzindo uma ação responsiva (dialógica) para o professor-leitor, que solicitou a atividade. Trazemos ainda os linguistas Platão (1990; 1996); Travaglia (1990; 1998); Fávero (1991); Fiorin (1996; 2006); Marcuschi (2001; 2002); Therezo (2001); Matencio (2002) e Koch (2006; 2011), cujos estudos acerca do texto foram fundamentais às nossas análises. Definimos cinco critérios para analisar os resumos selecionados, a saber: identificar as principais ideias do texto-fonte; observar a autoria do resumidor na produção do resumo; referenciar o autor do texto-fonte; elaborar o resumo de forma coesa e coerente; apresentar um texto conciso. Os resultados demonstram que, de um modo geral, os dezoito resumos analisados conservaram tanto a estrutura composicional quanto o tema abordado no texto-base. No entanto, não apresentaram as características básicas do gênero resumo. Conforme observamos, a maior dificuldade reside na identificação das ideias principais do texto-fonte. Considerando o critério de redação própria, verificamos que dentre os dezoito resumos, somente cinco não apresentaram cópia literal do texto-fonte. Além disso, não conseguiram fazer, de forma adequada, o gerenciamento das vozes presentes no texto-fonte. No tocante à coesão e coerência, os resumos apresentaram poucos elementos coesivos que tenham sido inseridos pelos resumidores, já que a maior parte foi copiada do texto-base. Por último, identificamos que o critério de concisão, dentre os cinco que elencamos, foi melhor observado pelos acadêmicos. Dessa forma, com base nas identificações que fizemos, acreditamos que um dos caminhos possíveis para dirimir as dificuldades apontadas seja o investimento sistemático em projetos voltados ao ensino dos gêneros textuais, a começar pelo gênero resumo, cuja apropriação possibilitará a construção de textos com mais qualidade. |