Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Allemand, Débora Souto
Orientador(a): Rocha, Eduardo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5220
Resumo: O trabalho busca encontrar algumas relações que podem ser feitas entre cidade e dança, a partir do projeto “Entre-espaços” do ...AVOA! Núcleo Artístico. A pesquisa volta-se para o estudo das intervenções urbanas, mais especificamente a dança, entendendo que essa é capaz de abrir brechas para diferentes compreensões da cidade e um dispositivo de desterritorialização-reterritorialização-territorialização dos habitantes, potencializando-os a atentar para o espaço da cidade. O principal objetivo do trabalho é compreender relações entre cidade e dança, a partir da performance do ...AVOA! Núcleo Artístico. Tem como método a Cartografia, uma metodologia em cuja essência não está a validação ou a reprovação de uma situação, mas sim a possibilidade de fomentar novas leituras do espaço urbano e, consequentemente, da cultura e da sociedade. São utilizados como instrumentos metodológicos: revisão bibliográfica, entrevistas, corpografia urbana e análise de fotos e vídeos do grupo. O trabalho volta-se para a Rua São Bento no centro da cidade de São Paulo/SP, local de estudo do grupo ...AVOA!. A revisão teórica passa por conceitos de ritornelo, território, corpografia urbana, corpo-espaço, intervenções urbanas, dança contemporânea, cidade, espaço e contemporaneidade, buscando relacionar movimentos da sociedade moderna e pós-moderna para compreender os processos de subjetivação contemporâneos. A pesquisa conclui que a cidade pode passar a ser vista também a partir das pessoas que a habitam, porque os principais motivadores de criação para o ...AVOA! foram o ritmo e o movimento das pessoas do local, bem como os sons produzidos por elas. A arte de rua passa a ser entendida como uma forma de resistência na cidade capitalista contemporânea, que é capaz de transformá-la de dentro do próprio sistema econômico e social.