Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Pinto, Paula Pereira |
Orientador(a): |
Silva, Ursula Rosa da |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
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Departamento: |
Centro de Artes
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/2876
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Resumo: |
O presente estudo tem como objeto de pesquisa o Toy Art, sendo investigado o uso desta linguagem como suporte para registros de percepções do corpo. A metodologia empregada foi de pesquisa-ação, pois esta pressupõe um envolvimento e participação direta da pesquisadora com o público investigado. A pesquisa teve como público participante uma turma de alunas da Pedagogia, com as quais se realizou pesquisa de campo com proposições instigando os cinco sentidos perante o mundo. Das experiências estéticas preendidas se criaram Toys Art. Na dissertação são apresentados o histórico e as características do movimento Toy Art, bem como produções contemporâneas nesta linguagem interligando-as a diferentes conceitos de lúdico. O texto traz ainda a apresentação da pesquisa de campo realizada e dos personagens criados pelas alunas da Pedagogia, juntamente com análise desta produção na intersecção com a criação em arte e educação estética. E, ainda, um debate sobre arte e educação, abordando a educação sensível e o desanestesiamento dos sentidos pela percepção do cotidiano. Como principais referenciais teóricos se tem Bondía (2002), Budnitz (2010), Duarte Jr. (2010), Maffesoli (1996, 1998, 2005), Ostrower (1990, 2012), Serres (2001). |