Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
SILVA, Aldir José da |
Orientador(a): |
LAGE, Allene Carvalho |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20334
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Resumo: |
O objetivo geral dessa pesquisa é o de compreender os sentidos da produção de mestras artesãs em barro da comunidade do Alto do Moura em Caruaru-PE. Entre os objetivos específicos tem-se, i) identificar os principais sentidos presentes na produção de mestras-artesãs de arte figurativa da comunidade do Alto do Moura; ii) descrever os principais processos de formação de artesãs através da produção de mestras-artesãs e iii) elencar as principais estratégias de invisibilização da produção de arte figurativa de mulheres em comunidades de artesãs(ãos) em barro. No Alto do Moura, as mulheres artesãs tem buscado avisibilidade de sua arte, pois há uma discrepância entre um maior reconhecimento da produção dos homens em detrimento a um menor reconhecimento da produção das mulheres. Ao mesmo tempo elas apontam inquietações acerca da formulação de uma organização para fortalecimento como protagonistas dos seus saberes e das suas produções. Neste sentido, consistiu em dialogar com as compreensões sobre Educação popular, nos termos de Danilo Streck, João Francisco de Souza, Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão e Marco RaúlMejía. Sobre as discussões referente ao feminismo e suas epistemologias na América Latina dialogamos com Francesca Gargallo, Marcela Lagarde, Graciela Alonso, Raúl Díaz e MaríaLugones. A estética no imaginário popular, foi também outro ponto privilegiado do nosso estudo, em razão disso estudamos as concepções de Gilbert Durand, Michel Maffesoli e Danielle Perin Rocha Pitta. Por fim, o quadro teórico da Sociologia das Ausências de Boaventura de Sousa Santosnos deu base para discutir a invisibilidade da produção da mulher artesã, enquanto mestra.Estes(as) autores(as) contribuíram para uma melhor aproximação com o tema, e pôde nos revelar as diversas formas de exclusões destas artesãs num sistema patriarcal e sexista de dominação. O estudo sobre as mulheres, nos possibilitou uma visão da construção de saberes populares dentro de uma produção feminista, reafirmando, assim, o conhecimento popular das artesãs em barro da comunidade do Alto do Moura. |