Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
CORDEIRO, Cristiana Dias |
Orientador(a): |
GOMES, João de Lima |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16659
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Resumo: |
O trabalho objetiva investigar a poética nas obras e no processo criativo que deram legitimação artística ao fotógrafo Gilvan Barreto. Trata-se de uma pesquisa com enfoque principal em seus dois primeiros livros de fotografia: Moscouzinho (2012) e O Livro do Sol (2013). Verificamos modificações no processo criativo do período em que a fotografia do autor era voltada para publicações editoriais,- cuja linguagem predominate é o fotojornalismo, - e quando as publicações foram direcionadas aos espaços de legitimação artística. A intencionalidade artística o levou a um processo de pesquisa e experimentações até o amadurecimento gradual da sua linguagem, ultrapassando os limites do fotográfico. A partir de um exercício de reflexão, indicaremos as possibilidades de, no campo fotográfico editorial, fazermos um caminho de retorno às fronteiras entre o fotojornalismo e a fotografia artística. |