Experiência e memória : álbuns de fotografia na era digital

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: José Albino Rafael, Madson
Orientador(a): Marcondes Ferreira Soares, Paulo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9458
Resumo: Este trabalho analisa as intersecções entre memória e fotografia em álbuns digitais no site de relacionamentos Orkut. O principal objetivo é perceber a relação entre o uso da fotografia digital e a experiência cotidiana de re-significação da memória na contemporaneidade. No seguimento teórico, propõe-se uma revisão da noção de memória coletiva nos termos halbwachianos, que se caracterizou pela importância do pertencimento ao grupo-comunidade que teria por função apoiar o rememoramento. O argumento central é o de que esta perspectiva funcionalista deixa de lado outras possibilidades e apela para uma coesão social que não é mais tão possível na modernidade. A alternativa a esta questão é formulada pela noção de experiência e vivência, especificamente a partir de Walter Benjamin, que percebe a fragmentação dos relacionamentos e, por conseguinte, a dificuldade de formulação de narrativas que dêem conta da transmissão da memória. Assim, o método de análise de imagem foi fundamental para o exame dos dados coletados, já que partimos do surgimento da fotografia, seu desenvolvimento e os usos sociais que lhe foram dados. A análise compôs-se da observação da materialidade das imagens e a imposição da visualidade nas narrativas que perfazem os álbuns digitais através do princípio de digitalização de fotografias antigas. No caso das fotografias digitais novas examinamos o modo como elas são compostas em busca de uma re-significação, que as coloque numa posição destacada. Essa proposição narrativa da fotografia se evidencia como uma redefinição da memória a partir da construção de um imaginário cotidiano que pode não corresponder à realidade. Constatou-se, que a noção de positividade da imagem é posta em xeque, mas sem deixar de perceber que categorias tradicionais são renovadas e norteiam a construção dos álbuns