Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
SOUZA, Angélica Porto Cavalcanti de |
Orientador(a): |
CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Design
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34524
|
Resumo: |
Seguindo o princípio do design que se preocupa não apenas com o “papel do usuário”, mas sim com o próprio ser humano (repleto de complexidade e inserido em seu contexto real coletivo), essa pesquisa se dá por meio de uma análise qualitativa de base experimental da aplicação e observação do uso de uma ferramenta projetada para um público alvo complexo, crescente e amplamente desassistido pelo mercado brasileiro: os idosos. O jogo de cartas “Te contei?”, desenvolvido para incitar as memórias de vida dos participantes por meio de estímulos visuais em uma atividade grupal, foi analisada sob a lente da Teoria da Atividade desenvolvida inicialmente por Vygotsky em 1978 e evoluída por Leontiev em 1981. Fundamentado na compreensão das ferramentas mediadoras das atividades que tencionam um objetivo específico e observados de modo holístico (inserido em seus contextos culturais reais, dentro de comunidades específicas repletas de diferentes laços sociais), essa pesquisa pôde (entre outros pontos) compreender de forma aprofundada os efeitos e resultados durante o uso de uma ferramenta de lazer, a identificação de benefícios e estímulos complementares durante a participação da atividade proposta, a análise dos conteúdos compartilhados diretamente conectados com as imagens e temáticas abordadas nas cartas do jogo, o relato de um processo de análise evolutiva, e, principalmente, a influência na atividade dos diferentes meios sociais diretamente conectados aos laços de relacionamentos (positivos, negativos ou neutros) entre os participantes. |