Praticando espaços, entre acordes, letras e máscaras: história, memória e sociabilidades em espaços culturais de Teresina nas décadas de 1980 e 1990

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: SANTOS, Raimundo Nonato Lima dos
Orientador(a): MIRANDA, Carlos Alberto Cunha
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Historia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24532
Resumo: Esta pesquisa aborda a história recente da cidade de Teresina, capital do Piauí, tendo como objeto de estudo as sociabilidades e sensibilidades urbanas em espaços culturais da referida urbe, nas décadas de 1980 e 1990. A análise dessas sociabilidades e sensibilidades urbanas se deu a partir do estudo da história do bar Nós e Elis, sendo que o recorte temporal teve como base o período de existência desse bar, que foi de 1984 a 1995. O foco nessa casa noturna foi fundamentado na perspectiva de que ela se configurou como um espaço plural que congregava sonhos e desejos da juventude teresinense, especialmente os artistas, em sua relação intrínseca com a cidade e com o contexto da época. Os sujeitos da pesquisa foram os artistas locais, com destaque aos atores, músicos e literatos, que vivenciaram os espaços culturais da cidade de Teresina no referido período. O campo temático da pesquisa se enquadra na história das cidades, na perspectiva da Nova História Cultural, que concebe a cidade como um problema e um objeto de reflexão, onde se pode trabalhar com o imaginário urbano, fazendo análises de discursos e imagens de representação da cidade, que refletem espaços, atores e práticas sociais. A narrativa foi construída com base em variadas fontes, que incluem jornais, crônicas, poesias, documentos escritos oficiais, textos dramáticos, imagens, vídeos, músicas e depoimentos orais. A análise dessas fontes e a discussão sobre as categorias históricas presentes no trabalho contaram com o aporte teórico de variados pensadores, entre eles Sandra Pesavento (2007) e Michel de Certeau (2008), para as questões de cidade, sociabilidades e sensibilidades urbanas; Paul Ricoeur (2007), Lucília Delgado (2006), Pierre Nora (1993) e Michel Pollak (1989; 1992), para as questões de memória; e Roger Chartier (1990; 2002), para as questões de representação. O trabalho apontou o provincianismo da capital (representado por algumas fontes pesquisadas), as formas de lazer, as sociabilidades e a produção cultural em meio aos espaços culturais da cidade, tais como a Praça Pedro II, o Theatro 4 de Setembro, o Cine Rex, a Central de Artesanato, o Clube dos Diários e a Livraria Punaré; indicou o CEPI (Centro de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares) e a UFPI (Universidade Federal do Piauí) como duas instituições que se destacaram na formação artística e na promoção cultural da cidade de Teresina; apontou também o bar Nós e Elis como um dos principais espaços culturais da cidade, devido à importância das atividades ali realizadas e dos frequentadores, que representavam a síntese da intelligentsia intelectual e artística piauiense.