Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
VAZ, Fabiano Amorim |
Orientador(a): |
CARVALHO FILHO, Edson Costa de Barros |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2814
|
Resumo: |
Na Computação Gráfica, os modelos sintéticos ainda são construídos utilizando técnicas complexas. Observado que a criação de objetos específicos é uma atividade relativamente custosa, o processo de modelagem de um simples objeto pode levar horas e até mesmo dias. Portanto, este trabalho tem como objetivo desenvolver mecanismos capazes de auxiliar o processo produtivo de ambientes virtuais com interação multimodal, para exibição de ambientes e de objetos, principalmente àqueles que exigem manuseio especial, tais como artefatos raros ou frágeis. No desenvolvimento deste trabalho o meio arqueológico teve enfoque singular, sendo esta a área escolhida para aplicação do projeto desenvolvido. Logo, o projeto teve como alicerce a construção de ambientes virtuais interativos para exposição de resultados de prospecções arqueológicas. O que pode ser considerado uma mudança do paradigma de museu virtual 3D para museu virtual 3I (Interativo, Imersivo e Itinerante). As principais conclusões deste trabalho foram: (i) O modelo virtual produzido para exposição no ambiente virtual teve o mesmo resultado, tanto para usuários com treinamento em técnicas de modelagem tridimensional quanto usuário sem este treinamento; (ii) O mecanismo desenvolvido pode ser utilizado por qualquer individuo e, principalmente, por qualquer centro cultural, o que podemos considerar como a contribuição de maior relevância deste projeto |